A Autora

sobre-mim-sónia-rodrigues-pinto
sobre mim, sónia rodrigues pinto

Olá! O meu nome é Sónia e tenho 24 anos. Sou ribatejana, mas o meu coração pertence às paisagens torguianas de Trás-os-Montes. Estou, neste momento, a trabalhar como criadora de conteúdo e social media manager na Bertrand Livreiros onde, para além de uma série de outras atividades, escrevo para o blogue deles.

Gosto de ler desde sempre. Passei horas a inventar histórias com o meu avô quando era pequena; a minha paixão pela literatura foi o principal motivador para seguir a minha licenciatura de Literatura e Artes, na Universidade de Évora. Aí, deixei o Tejo e rendi-me aos claustros de Vergílio Ferreira. Isso foi em 2013. No final, passei para a grande metrópole e inscrevi-me em Jornalismo, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Sou mestre desde 2019.

Decidi escrever sobre livros porque sempre tive a sensação de que necessitava de causar impacto. Queria uma plataforma, uma voz, algo que me desse palco para as minhas opiniões e, mais importante do que isso, algo que pudesse mudar mentalidades. Influenciar uma pessoa naquilo que deve ler a seguir é das marcas mais importantes que se pode ter na vida de alguém. É quando me sinto mais concretizada – com o nariz enfiado em livros, seja para os recomendar a outrem ou guardá-los para mim.

Resumidamente, escrever sobre livros em português é um desafio, só por si. No entanto, sinto que é uma prioridade num país que parece afastar-se cada vez mais da literatura e de tudo o que ela tem para oferecer. Já tentei escrever em inglês. Já o fiz nas duas línguas. Mas percebi rapidamente que a minha voz e a minha língua são simultaneamente dádiva e poder. De inglês, o By the Library só tem mesmo o título – até porque será sempre impossível tirar a cultura bilíngue de uma pessoa como eu.