livros

7 Livros que quero muito ler este outono

7 de Setembro, 2019
7 livros que quero ler este outono
“Good friends, good books, and a sleepy conscience: this is the ideal life.”

Sou daquelas pessoas que já anda a desesperar pelo outono. A minha estação favorita será sempre a primavera, mas há qualquer coisa de místico e espiritual na transição para o inverno. Decidi ignorar o calor demoníaco que estamos a sentir e entrar no mood de outono com alguns livros que quero muito ler e que também vos sugiro.

No final, espero pelas vossas recomendações!

Primeiramente sim, mudei-me para o WordPress (outra vez). Recuso-me a fazer novas apresentações ou justificações, pelo que vamos apenas aceitar que isto está a acontecer e seguir em frente. Tudo o que quiserem saber sobre a minha história e blá podem encontrar no separador da autora e do blogue. E assim ficamos. 

Porquê sugerir livros associados ao outono quando ainda estamos num calor muito atípico que, em princípio, se irá manter até ao final de outubro? Porque sou, definitivamente, o género de pessoa que já anda a pensar nas noites de chuva torrencial, no friozinho que só pede aconchego e mantas de lã e, pasmem-se, no Natal. Sim, é verdade. Não há vergonha nisso, seus haters

Assim, é como se estivesse a fazer uma espécie de dança da chuva, versão digital. A chamar pelo outono e pelo fim do calor através dos livros. Não há melhor kumbaya que este, certo?

Passemos aos livros. Todas as recomendações desta publicação, salvo as assinaladas, são meramente de opinião, uma vez que ainda não li os títulos em questão. São obras que me interessam e que pretendo adquirir para o último trimestre de 2019, daí serem a sugestão perfeita para este outono. Vamos a isso?

O TERRORISTA ELEGANTE
MIA COUTO, JOSÉ EDUARDO AGUALUSA
O Terrorista Elegante, Mia Couto e José Eduardo Agualusa

Escolhido para um artigo que pretendo fazer para o trabalho, mas que já vem de um amor íntimo com a literatura africana. Preciso de mergulhar mais nas palavras de Mia Couto, mas sou já ávida leitora de Agualusa. São três contos adaptados de peças de teatro que escreveram e, o facto mais curioso, foram escritos por mensagens, à distância. 

Comprar: Wook / Bertrand

Foi em maio que os jornais portugueses anunciaram o lançamento deste livro, mas só agora é que este romance vai ser, finalmente, publicado. Não sei o que aconteceu para o atraso, mas sei que estou muito entusiasmada devido aos inúmeros prémios que a autora já ganhou com este livro – entre eles o Man Booker Prize 2018 – e o burburinho que tem havido lá fora. 

Dá-me ideia de ser algo nas linhas de Lá, Onde o Vento Chora, de Delia Owens, abordando a essência humana e os nossos limites para atingirmos aquilo que realmente queremos. 

Comprar: Wook / Bertrand

MILKMAN
ANNA BURNS
Milkman, Anna Burns
TRÊS MULHERES
LISA TADDEO

Já comecei a ler este. É um dos livros mais falados no estrangeiro, abordando um tema cada vez menos promíscuo na sociedade feminista em que vivemos (e ainda bem): o desejo feminino. A investigação de Lisa Taddeo narra a história de três mulheres e as suas vidas sexuais, completamente diferentes umas das outras, desde uma mulher que teve um caso com o professor de inglês até a outra que tem relações com outras pessoas enquanto o marido vê. 

Mesmo que não seja um livro para todos, é definitivamente a obra ideal para abrir mentalidades. 

Comprar: Wook / Bertrand

Acho que este dispensa apresentações. Comprei-o na Feira do Livro, em Montemor-o-Novo. Já foi adaptado à televisão e a série, produzida pela HBO, comparada às grandezas de Game of Thrones. Mais importante do que isso, no entanto, é o facto de a autora ter ganho o Prémio Nobel da Literatura em 2015. Não preciso de o ler para saber que é leitura obrigatória, tocando num evento tão marcante da nossa história. 

Comprar: Wook / Bertrand

Vozes de Chernobyl
Svetlana Alexievich
Vozes de Chernobyl, de Svetlana Alexievich
NÓS SOMOS REFUGIADAS
MALALA YOUSAFZAI
Nós Somos Refugiadas, Malala Yousafzai

Uma das características que melhor me define é a forma como defendo, com unhas e dentes, a crise dos refugiados. Por essa razão, acho que vou adorar este testemunho de Malala Yousafzai, a menina de quinze anos que foi baleada por defender o direito das mulheres à educação. Aqui, a ativista e Nobel da Paz põe-se no lugar dos refugiados, explora as suas histórias enquanto as compara à sua e faz-nos lembrar que, no final, somos todos humanos.

Comprar: Wook / Bertrand

Isto sou eu a tentar sair (novamente) da minha zona de conforto. Não sou propriamente fã de thrillers ou policiais – aprecio muito mais o género em cinema – mas a verdade é que a sinopse deste livro chamou-me a atenção. Como indica o título, o crime ocorre através das páginas de um livro e o mistério resolve-se a partir dele. É interessante para o típico book lover, não?

Comprar: Wook / Bertrand

Crime, Disse o Livro
Anthony Horowitz
O SILÊNCIO DAS ÁGUAS
BRITTANY C. CHERRY
O Silêncio das Águas, Brittany C. Cherry

Achavam mesmo que eu ia fazer uma lista de livros sem sugerir, pelo menos, um romance daqueles de fazer palpitar o coração? Engane-se quem fica de pé atrás com a capa, este livro tem muito mais conteúdo do que possam pensar. Li em julho, se não me engano, e adorei a história de amor e a temática profunda para lá desta capa com um pedaço de homem estampado. É um livro romântico, erótico q.b., mas muito interessante do ponto de vista familiar e questões como ataques de pânico por causa de traumas profundos. Vale muito a pena, a sério.

Comprar: Wook / Bertrand

Concluímos, por fim, esta lista literária maravilhosa (modéstia à parte). Espero que tenham gostado desta espécie de comeback ao blogue e façamos fisgas para que a próxima publicação não seja daqui a um mês, como tem sido nos últimos tempos. 

Tenho uma pergunta por vocês: qual destes livros já leram? E qual querem mesmo muito ler? Digam-me abaixo nos comentários!

Os 5 Livros em Inglês mais aguardados deste outono

Preferes ler em inglês? I got you! No blogue da Bertrand Livreiros, esta semana, escrevi sobre as obras mais aguardadas para este trimestre. Embora nem todos sejam my cup of tea, são indubitavelmente reconhecidos pelo talento dos seus escritores. Talvez sejam exatamente aquilo que estás a precisar. 

  • Reply
    Inês
    8 de Setembro, 2019 at 15:32

    O «Milkman» está na minha lista de livros para ler 🙂

    • Reply
      Sónia Rodrigues Pinto
      9 de Setembro, 2019 at 7:45

      Mal posso esperar pelo seu lançamento! Sinto que é um daqueles livros que vale mesmo a pena 🙂

  • Reply
    Andreia Morais
    10 de Setembro, 2019 at 21:21

    Quero muito ler “O Terrorista Elegante”, “Vozes de Chernobyl” e “Crime, disse o livro” 🙂

  • Reply
    mariarosariofreitas
    11 de Setembro, 2019 at 20:36

    Ainda não li nenhum mas, o que me interessou desde que ouvi /li sobre ele, é a obra conjunta Mia Couto e Agualusa.

  • Reply
    Carolina Sofia
    18 de Setembro, 2019 at 8:44

    Olá Sónia! Primeiramente, vi que disseste que transferir os artigos iria demorar muito. Se não é indiscrição, compraste alojamento numa empresa ou foi ao próprio wordpress? É que algumas empresas costumam migrar todo o blog, neste caso, do blogger para o wordpress e mantém-se os comentários, artigos (publicados ou em rascunho) e fotografias. Acho que fizeste uma boa escolha, visto que é das melhores plataformas, contudo não tens necessariamente de ter o outro blog em ativo apenas como arquivo. ?

    Quanto aos livros, quero muito ler O Silêncio das Águas e fiquei um tanto intrigada com Três Mulheres. São mais livros para a minha lista. ?‍♀ Beijinho

Deixar uma resposta